Em tempos de crise, corremos o risco de - só para melhorar um pouco - cair nas garras de várias ao mesmo tempo. Pensando nisso, algumas me vêem à mente:
- Crise dos 30: apesar de sabermos que ela normalmente começa nos 29, não podemos confundir com a época da Grande Depressão. E olha que nessa - a dos 30 - também corremos o risco de cair em depressão.
- Crise Econômica Mundial: é mundial, por que todos sentimos os efeitos da danada. É econômica, pois os efeitos chegam aos bolsos no mundo todo, de países a lemingues. E é crise, bem, por ser um problemão. Mas o epicentro da coisa é a Terra do Tio Sam e a questão é mesmo falta de confiança no sistema financeiro e, consequentemente, falta de crédito generalizado. Ah se dependêssemos menos das verdinhas e das bolsas de valores...
- Crise nos Relacionamentos: em geral, o grande problema dessas é também a falta de confiança. Fico só imaginando quantos relacionamentos estão em crise por falta de confiança, no sistema financeiro e um no outro.
- Crise da Meia Idade: muito é dito, mas o meu conhecimento prático ainda se reflete apenas à crise dos 30, (Meu Deus, 30? Como isso foi acontecer comigo!). O que sei é que dizem que comprar carros esportivos, passar a agir como os filhos, um certo desespero e outras bizarrices são muito comuns nessa época.
Bom, no final das contas temos que ser fortes, pois crises tendem a ser passageiras e, mais cedo ou mais tarde, saímos delas. Mas, ainda assim, um pensamento curioso me ocorre:
"Devido à falta de confiança no mercado financeiro, os mercados mundiais, e muitas pessoas também, entraram em uma espiral de recessão, como durante a Grande Depressão. Mesmo, e principalmente, os mercados mais maduros, sofreram grandes impactos e o relacionamento entre empresas, governos e empregados sofre com isso, como podemos ver no mercado de carros esportivos e em outras áreas. Mas não nos deixemos desesperar, pois logo as verdinhas estarão circulando normalmente, e tudo voltará ao seu devido lugar. Afinal, temos que dar um crédito para o mundo, não é?"
Notas do Editor:
- Bah, afinal, o que o Muta sabe sobre economia?
- Já sobre crises...
- Idéia veementemente sugerida por AM.
2 comentários:
Sobre economia?
Bom, não sei... mas parece manjar bem sobre crises, e das mais diversas, tendo chegado à elas ou não!
Quem diria, que de certa forma acabou até me ajudando na recente crise de palavras que circunda meu blog?
Keep up with the good work man! ;)
beijos
As crises no relacionamentos possuem subdivisões. Crise dos 7 anos, crise do primeiro filho, crise do ninho vazio, etc. etc. etc. Eu não cheguei aos 7 anos de casada pra dizer como é, mas com 7 anos de namoro fui morar com ele. Foi uma crise também hehehehe... mas passou!!!! blá!
Postar um comentário