quinta-feira, agosto 22, 2013

Frances, Frances, Ha, Ha, Ha


Não consigo começar de outra maneira senão dizendo que é preciso ter colhões para fazer um filme em preto e branco que se passa em Nova Iorque. Porque é difícil ver o Central Park ou aquele skyline e não ouvir Rhapsody in Blue.

Mas Frances Ha, que estreia esta sexta (23 de agosto), consegue.


Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento no Brooklyn com a melhor amiga Sophie (Mickey Summer). Elas vão a festas com os amigos hipsters Lev (Adam Driver) e Benji (Michael Zenge), voltam para casa de táxi quando a linha F do metrô não funciona e dividem cigarros. Frances é aprendiz em uma companhia de dança e paga as contas dando aulas de balé para crianças.

Porém, quando ela rejeita a proposta do namorado de morarem juntos para permanecer com Sophie e descobre que sua roomate vai se mudar para TriBeCa, também recebe a notícia de que só saberá o seu futuro na companhia de dança daqui a alguns meses. Parece que dá tudo errado, tudo ao mesmo tempo.
Mas o modo que Frances encara a situação faz parecer que há uma ordem, um plano.

Não, não há.
E o fato de ela usar um cartão de crédito recém-recebido para passar um fim de semana em Paris é a prova.

Frances poderia estar em Girls, a aclamada série da HBO escrita por Lena Dunham sobre as quatro amigas que vivem em Manhattan mais ou menos como Frances: sem dinheiro, carreira indefinida e vida amorosa idem – a ligação é mais forte ainda com a presença de Adam Driver, que participa de ambos.
Frances e Sophie, aliás -  já que os melhores momentos do filme são os diálogos das duas. 

E o passeio por Manhattan...
E Paris...
E os comentários de Benji sobre a undateabilidade de Frances...


E se você ainda não está convencido, assista pelo menos para saber o por quê do título do filme.


PS:  O roteiro é de Frances Ha é assinado pela própria Greta Gerwig e por Noah Baumbach (A Lula e a Baleia). E acabei de ser informado que os dois estão namorando.

Um comentário:

Marcelo "Muta" Ramos disse...

tá, eu realmente estou curioso sobre o porquê desse nome para o filme, hahahaha.

entrou para a lista!

ps.: JP, vc não perdeu a mão de jeito nenhum cara! ;o)