terça-feira, abril 05, 2011

Crime e Castigo

Antes de mais nada, preciso admitir que infringi a lei... E algumas vezes!

E por conta disso fui punido e estou sofrendo com isso, de forma a aprender a não repetir o erro no futuro. Mas antes que alguém comece a achar que estou escrevendo direto de um presídio, deixo claro que meu problema foi com multas de trânsito, mais especificamente por excesso de velocidade. E de forma mais do que justa, a punição se reflete na suspensão da minha CNH por longos trinta dias.

Além da suspensão, terei que fazer também um curso de reciclagem, mas esse não é o principal problema; a questão mesmo é não poder dirigir durante esse árduo período.

Ok, ok, durante os finais de semana isso nem chega a ser um problema, já que a @amirasierras pode dirigir, mas e para ir ao escritório, morando na Zona Leste de São Paulo e trabalhando em Itupeva (na região de Jundiaí)? Sim, meus amigos é aí que a porca torce o rabo!

Grande defensor dos transportes públicos e coletivos queria acreditar na utopia de que conseguir ir e vir, mesmo atravessando tantas cidades, sem maiores problemas.

Pois então descobri a empresa de ônibus que me levaria do Terminal Rodoviário da Barra Funda até as proximidades de meu escritório em Itupeva, o que foi relativamente fácil, apesar de ser o ponto que eu mais temia. Pronto, um trecho já estava resolvido.

Em seguida era só contar com a costumeira, apesar de superlotada, eficiência do Metrô, para me levar da estação Vila Prudente (Linha Verde) até à estação Barra Funda (Linha Vermelha). Mais uma vez, tranquilo.

Mas o problema mesmo está na linha de ônibus coletivo que deveria me atender... Senhores, apresento-lhes a Linha 373M-10, Shop. Metro Tatuapé/Jd. Guairaca. Acontece que, guiado apenas pelas promessas feitas no site da SPTrans e no detalhamento da linha (AQUI), eu realmente acreditei que poderia contar com esse ônibus a cada vinte minutos e, na pior das hipóteses, a cada trinta minutos caso precisasse dele após as 20 horas.

Ledo engano, fruto de uma inocência crente de minha parte! Cheguei a esperar o maledeto coletivo por até uma hora e, mais frequentemente, por no mínimo 40 minutos. Infâmia, infâmia!

Caríssimos administradores da SPTrans: tantas informações disponíveis no site, mas nada disso é confiável? Grandiosa Prefeitura de São Paulo: aumentos de preços e piora contínua do serviço de ônibus coletivos na cidade?

Afinal, o que tamanha estrutura administrativa anda fazendo, já que claramente falta investimento, planejamento, fiscalização e inteligência no sistema de transportes públicos da maior cidade do Brasil? São Paulo e seus Paulistanos merecem muito mais do que isso...

Merecem, inclusive, uma opção decente aos veículos particulares que atulham nossas ruas e avenidas! O transporte público é mesmo a melhor solução, mas parece que custa muito aos administradores públicos entenderem essa realidade!

Bem, claramente vivo um caso de crime e castigo, mas sinto que, por conta das precárias condições do transporte público que temos à nossa disposição, é certo que o castigo mostra-se desproporcional ao crime: e isso não deixa de ser um novo crime...

Nota do Editor:
- Usar transporte público também incentiva a realização de exercícios: nos últimos dias o Muta tem andado bastante de um lugar a outro, o que é algo mais do que positivo na vida dele!

5 comentários:

Ci disse...

30 dias é muito pouco!
Vc devia continuar depois... =)

Marcelo "Muta" Ramos disse...

Olha Cindy, é cansativo e tudo mais, mas hoje, por exemplo, descobri perto de casa outro ônibus... Muito melhor que a opção rotineira.

Quem sabe eu não passo a fazer isso mesmo de vez em quando?! :o)

Luciana L V Farias disse...

Marcelo. No ano passado eu fui rpestar serviço perto do Aeroporto. Fica a uns 45 minutos a pé daqui de casa. Cheguei a ficar uma hora esperando o único ônibus que me deixaria lá perto, sendo que depois de descer eu ainda tinha mais uns 15 minutos de caminhada até lá. Adivinha se eu não passei a ir a pé...

Bom, no meu caso sempre fui não-motorizada. Até cheguei a tirar carta, mas por uma longa história não dirijo.

Beijocas, uma ótima semana procê, viu???

Amanda Mirasierras disse...

Andar de ônibus é ruim, andar de carro em São Paulo também é ruim. Bom seria contratar um motorista!

Dario Dariurtz disse...

Adorei a escrita! Bem interessante, divertida, descontraída. Muito bom o formato do blog! Gostei mesmo. Abç.