quarta-feira, junho 24, 2009

Pula a fogueira, iaiá

Junho já está chegando ao fim, mas se depender das paróquias da minha cidade, os festejos continuam por mais de mês. Que bom! Assim, terei programa garantido com o meu guri por mais uns finais se semana.

Eu e o meu pequeno adoramos festa junina! O balão vai subindo, vem caindo a garoa, e nós colocamos nossas toucas de lã, duas calças e mais um tanto de blusas para ver o povo na quermesse.

A vantagem de festa junina de paróquia pequena é ter barraquinhas com quitutes realmente feitos em casa, que podem não ser assim tão bonitinhos e padronizados, mas certamente possuem sabor (e aroma e textura) sem igual. Sempre tem paçoca de rolha e bolo de padaria, é claro, mas desses a gente escapa numa boa.

A parte engraçada é que meu pequeno faz parte de uma nova geração caipira. Para ele, hot dog é o mais autêntico quitute junino, tanto é que mal colocamos os pés na festa, ele logo pede: "mamãe, eu quéo pão com salsicha" (sim, ele diz "salsicha" direitinho). E não há quem o convença a provar, primeiro, a canjica, o cuscuz, o pé de moleque...

Devorado o cachorro-quente, meu pequeno passa às brincadeiras. Ou melhor "à" brincadeira, pescaria, claro. Ele só não consegue entender por que tanto esforço para fisgar um peixinho se, afinal, temos de devolvê-lo! O guri nunca se interessa pelas prendas, ele sempre quer mesmo é levar o peixe para casa, seja ele de plástico, de madeira, de papelão.

Ainda não tivemos a oportunidade de ir a uma quermesse com fogueira, que pena! Ia ser uma delícia embrulhar uma batata doce ou uma cebola em papel alumínio e botar pra assar no meio da brasa. É certo que minha cria não teria muita paciência, mas enfim, é certo também que ele ia adorar provar o resultado.

Sábado é dia de ele me mostrar o que tanto tem ensaiado na escola. Não tenho muitas expectativas porque afinal ele nem tem quatro anos. Mas cá entre nós, não vai ter caipirinha mais fofo do que o meu guri!


Ao que tudo indica, o Editor continua sem-vergonha!

2 comentários:

Muta disse...

ah, festa junina é mesmo algo sensacional!!!

se bem que na correria que vivo, mal tenho tido tempo nos últimos anos para visitá-las... sorte que, ao menos, nesse ano consegui ir na da minha mama! :D

ah sim, veja bem: não é que o editor 'continue' sem vergonha, ele 'é' sem vergonha! mas o tempo, ah o tempo: esse some...

consegui chegar no brasil só na segunda a tarde, depois de milhares de reprogramações e atrasos.

bem, ao menos cheguei... ou não! =P

Lótus disse...

ô, festa junina familiar é ainda melhor do que paróquia de bairro!!

nem chamou a galera, olha só!! kkk...

bem-vindo de volta, se é q vc voltou!